Maria do Céu Patrão Neves
  • Maria do Céu Patrão Neves nasceu no ano de 1959, em Lisboa, onde viveu até 1984, data em que, por razões profissionais, optou viver em Ponta Delgada, nos Açores.
  • Com formação em Filosofia (Licenciatura, 1981 e Mestrado, 1986, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), iniciou a sua carreira universitária, em 1984, na Universidade dos Açores onde é Professora Catedrática de Filosofia, na área da Ética, desde 2000.
  • A sua actividade académica desenvolveu-se sempre a par de uma intervenção na sociedade, desde a formação profissional à divulgação científica e à educação cívica, proferindo palestras, organizando colóquios e workshops, editando e assinando publicações, promovendo o valor da aquisição de uma capacidade reflexiva, analítica e crítica, para o exercício de uma cidadania empenhada e responsável e para a construção de uma sociedade mais participativa, inclusiva e justa.
  • Foi neste contexto que veio a participar numa Jornada de Estudos do Partido Social Democrata/PSD-Açores e que, mais tarde, foi mandatária, nos Açores, do Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, durante a campanha para as eleições presidenciais. Entre 2006-2009 integrou a Casa Civil do Presidente da República, como consultora para a Ética da Vida, e, em Junho de 2009, foi eleita Deputada ao Parlamento Europeu, onde actualmente serve na Comissão das Pescas e na Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

PERCURSO ACADÉMICO

  • O seu percurso filosófico iniciou-se na Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, onde concluiu a Licenciatura (1981) e obteve o grau de Mestre (1986, Problema do conhecimento em Blondel e a sua relevância em «Le Procès de l’Intelligence», dissertação orientada pelo Prof. Doutor Mário Pacheco, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Estagiou nos Archives Maurice Blondel, da Université Catholique de Louvain-la-Neuve (Bélgica), tendo sido orientada pelos Professores Mário Pacheco, da Faculdade de Letras de Lisboa, e Claude Troisfonaines, da Université Catholique de Louvain-la- Neuve, para obtenção do grau de Doutor, na Universidade dos Açores (1991, Problemática do «Pensamento» na filosofia de Blondel. Esboço de uma teoria da Natureza e do Espírito). Posteriormente, fez concurso para Professora Associada na disciplina de Antropologia Filosófica (1996) e realizou Provas de Agregação na disciplina de Axiologia e Ética (1998).
  • Paralelamente, desenvolveu formação académica específica na área da Bioética tendo realizado um pósdoutoramento (1992-1993) no “Kennedy Institute of Ethics” em Georgetown University (Washington, D.C.), onde passou também o seu primeiro ano sabático (1999- 2000).
  • Tem exercido diversas funções académico-científicas, nomeadamente:
    • coordenadora do Curso de Doutoramento em Bioética, no Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa e Coordenadora do Módulo “Fundamentos da Ética e da Bioética” do Curso de Doutoramento, deste Curso de Doutoramento, em Lisboa e no Porto (2008-…);
    • coordenadora do Curso de Mestrado em Ética da Vida, na Universidade dos Açores, em colaboração com o Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa (2007-…);
    • consultora para a Ética da Vida do Presidente da República Portuguesa (2006-2009);
    • coordenadora científica e pedagógica da área da Filosofia, da Universidade dos Açores (2005-2009);
    • membro do “Conselho de Directores” da International Association of Bioethics (2003…), pertencendo à Comissão Executiva e sendo a Coordenadora das International Networks da IAB, sendo a Coordenadora das International Networks da IAB (2004…) e integrando o seu Conselho Executivo (2007…);
    • membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, pertencendo também à sua comissão coordenadora (2003-2008; 2009…);
    • membro do grupo de especialistas de ética do “Global Ethics Observatory”, da UNESCO (2005…);
    • membro da Comissão de Ética para a Saúde no Hospital de Ponta Delgada (2001…);
    • interlocutora portuguesa nas relações Luso Brasileiras em Bioética (2001…);
    • fundadora e coordenadora do Pólo Açores do Centro de Estudos de Bioética (1995…).
  • No ano de 2005, integrou a delegação de Portugal em representação do Ministério da Ciência e Ensino Superior, nas reuniões intergovernamentais de peritos para discussão do anteprojecto da Declaração Universal de Bioética (UNESCO).
  • Lecciona regularmente nos cursos de Mestrado em Bioética da Faculdade de Medicina de Lisboa e nos cursos de Mestrado e Doutoramento em Bioética da Universidade Católica Portuguesa (Porto e Lisboa). Tem igualmente colaborado em cursos de Mestrado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, do Instituto de Medicina Legal da Universidade de Lisboa e na Universidade da Madeira, orientando dissertações de Mestrado e de Doutoramento de estudantes/ investigadores nas diversas instituições de ensino superior mencionadas, entre outras.
  • Pertence a várias associações científicas nacionais e internacionais tais como o “Kennedy Institute of Ethics”, é “Membro efectivo do Comité de Especialistas em Bioética e Biodireito”, no âmbito do “Núcleo de Pesquisa e Estudos de Bioética e Biodireito” da Faculdade de Direito da UNIFENAS, Universidade de Alfenas (Brasil), e pertence ao “Conselho de Consultores Científicos” do Centro de Estudos de Bioética da Faculdade de Medicina de Lisboa. Faz ainda parte da “European Ethics Network”.
  • Integra “Comissões Editoriais” de publicações nacionais e internacionais tais como:
    • Revista Portuguesa de Filosofia, da Universidade Católica de Braga (Conselho Científico); Patrão Neves
    • Ethical Perspectives, revista da Catholic University of Leuven, European Center for Christian Ethics (Editorial Board);
    • Medicine, Health Care and Philosophy. A European Review, revista da Katholiek Universiteit, Nijmegen, Holanda (Editorial Board);
    • Medical Science Monitor (International Reviewers Panel/IRP).
  • É autora de alguns livros individuais (na área da filosofia) de que se destaca A Problemática do ‘Pensamento’ em Blondel: esboço de uma teoria da Natureza e de uma doutrina do Espírito, e colectivos (na área da bioética) de que se destaca Comissões de Ética: das bases teóricas à prática quotidiana, (1.ª ed., 1996; 2.ª ed., 2002; reimpressão em 2008), Para uma Ética da Enfermagem (2004), Bioética ou Bioéticas na evolução das sociedades (2005), Bioética Simples (2007); é ainda autora de cerca de cem artigos em revistas nacionais e estrangeiras, bem como em obras colectivas.
voltar